Estudantes

Esta secção foi criada a pensar em ti, que és estudante e ambicionas ser Técnico de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) na área de Medicina Nuclear,  és estudante de Medcina e escolheste especializar-te em Medicina Nuclaer ou então estás simplesmente interessado em saber mais sobre esta área da Medicina. Aqui vais poder encontrar explicações básicas sobre vários conceitos da Medicina Nuclear (consulta os Conceitos Básicos).

Para futuros TDT de Medicina Nuclear que estão a adquirir formação na ESTeSL ou ESTeSP  temos algum material de apoio, basta consultar o Espaço Académico.

Caso tenhas alguma dúvida particular não hesites em enviar a tua questão para o nosso e-mail : geral@pontomn.com

 

Não sabes o que é a Medicina Nuclear?

Como estudantes sentimos que existe pouca informação sobre o que é realmente a Medicina Nuclear e qual o seu papel nas atividades clínicas dos nossos hospitais e serviços de Saúde. Na verdade a Medicina Nuclear engloba um conjunto de procedimentos de diagnóstico e de terapêutica.

Esta é uma área multidisciplinar onde os principais intervenientes são: 

Médico Nuclearista - Médico especialista em Medicina Nuclear. Responsável pela actividade clínica do serviço e interveniente em procedimentos médicos e clínicos que exijam a presença de uma entidade médica. Responsável pela interpretação das imagens e a elaboração do respectivo relatório. 

 

Técnico de Medicina Nuclear - Técnico Superior responsável por todos os procedimentos técnicos que envolvam a radiofarmácia, o controlo de qualidade e a administração de radiofármacos, controlo de qualidade de equipamentos e aquisição e processamento de imagens. É a pessoa que normalmente acompanha o paciente em todas as fases do procedimento diagnóstico ou terapeutico. 

 

Físico - Responsável pela Protecção e Segurança Radiológica e monitorização de profissionais e utentes, controlo de qualidade de equipamentos e gestão de todos os factores e procedimentos da área da física. 

 

Engenheiro - Responsável pelo desenvolvimento, manutenção e melhoramento de equipamentos e procedimentos que possam contribuir para a maior eficiência dos serviços. 

 

 

Como uma imagem vale mais do que mil palavras ilustramos a actividade quotidiana dos técnicos de Medicina Nuclear nos três videos seguintes:

 

 


 

 Saídas Profissionais: 

 Vertente Clínica: Assumir funções de Técnico de Medicina Nuclear em contexto de um serviço independente ou integrado numa instituição de Saúde pública ou privada. 

 Vertente de Investigação: Assumir funções de Técnico de Medicina Nuclear em contexto teórico ou laboratorial integrado em projectos de investigação. 

 Vertente Empresarial: Assumir funções de promotor/consultor/vendedor de equipamentos, produtos e/ou serviços de empresas ligadas à Medicina Nuclear 

 Vertente de Ensino: Assumir funções como docente em contexto de ensino superior em áreas relacionadas com a Medicina Nuclear. 

 

Se queres continuar a saber mais sobre a Medicina Nuclear consulta: 

 

                                

 Conceitos Básicos             Espaço Académico

 

 

 

 

E se mesmo assim ainda tens alguma dúvida ou sugestão ou se queres saber mais não hesites e contacta-nos!