Comparação de métodos de Controlo da Qualidade para determinação da Pureza Radioquímica do 99mTc-HMPAO

03-11-2012 18:41

 

Autores: Pinto, Mariana1; Vasques, Rita 1; Martinez de Miguel 2, Bárbara; Sousa, Eva3 (1-Discentes da licenciatura em Medicina Nuclear da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa,Instituto Politécnico de Lisboa. 2- Unidade de Radiofarmácia do Hospital Universitário La Paz, Madrid.
3- Área Científica de Medicina Nuclear, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa.)
 
 
RESUMO: Introdução  – O D,L-hexametilpropilenoaminooxima é  uma molécula com uma estrutura química instável, sendo fundamental submetelo a rigorosas medidas de controlo de qualidade (CQ). O objetivo do estudo consiste na comparação de 4 métodos  de CQ  para determinação da percentagem de Pureza Radioquímica (%PRQ) do 99mTcHMPAO. Metodologia – Analisou-se a PRQ por extração mediante solventes (EMS), cromatografia em papel (CP), extração em fase sólida (EFS) e cromatografia em camada fina (CCF) de 20 kits de Ceretec®  estabilizado, às 0; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 horas após marcação. Comparou-se o método de  controlo (i.e.  EMS) com os restantes métodos.  Resultados e Discussão – Verificou-se que o método de CCF, nunca apresentou valores médios > 80% (valor de referência). A CP foi o método mais preciso às 0h, no entanto, a duração do procedimento foi de 00:14:10. A EFS foi o método que apresentou uma  %PRQ mais elevada, contudo supõe-se que possa existir uma sobrestimação. O método da EMS  teve uma boa reprodutibilidade, 92,5±3,3% às 0h.  Conclusão  -Tendo em conta os fatores rapidez, precisão e economia, sugere-se a utilização do método de EMS para um CQ de rotina.
 
Para obter o contacto das autoras envie o seu email para geral@pontomn.com ou utilize o nosso formulário de contacto!

 

—————

Voltar